A sequência de fotos foi tirada no dia 06/12/2007, quinta-feira, por volta das 22h, em Cascadura, Zona Norte do Rio.
A frente passou mais pelo oceano, mas os seus efeitos foram sentidos no continente, onde um aglomerado convectivo passou pela orla do estado do Rio de Janeiro...muita atividade elétrica foi registrada.
Invasão progressiva do céu por nuvens baixas no dia 17/11/2007. A alta umidade depois da passagem de uma frente fria aliada ao aquecimento do sol entre nuvens gerou essa nebulosidade.
A passagem de uma frente fria sobre a cidade, no dia 11/11/2007, e a posterior advecção de umidade oceânica e ar frio, cobrem a cidade de nuvens stratus.
Este Cumulonimbus se formou sobre a Serra de Petrópolis, no Rio de Janeiro, na tarde do dia 28/10/2007. Causou bastante precipitação sobre o local, mas estava isolado. Não atingiu o Grande Rio.
No dia 03/11/2007, várias Cumulonimbus se desenvolveram sobre o Estado do Rio. Ao que me parece, eram células que se desenvolviam apartir da divergência em superfície gerada por outras. Nesta foto, um raio sobre Niterói mostra a força desta célula no estágio de maturidade.
No dia 03/11/2007 choveu bastante sobre a cidade do Rio de Janeiro, onde a instabilidade térmica foi o ingradiente principal diante de um certo favorecimento dinâmico, na aproximação de um cavado em médios níveis.
Cumulonimbus registrado sobre a parte Sul do Estado do Rio de Janeiro no dia 29/10/2007. É comum nos meses mais quentes do ano este tipo de ocorrência...ao anoitecer percebe-se descargas atmosféricas, revelando a intensa atividade convectiva.